Pular para o conteúdo
Anúncio
Início » Financiamento terreno e construção caixa como funciona 2023

Financiamento terreno e construção caixa como funciona 2023

Um papel de projeto de construção em cima de uma mesa de madeira, algumas moedas no papel, uma casa de papel azul e um lápis

Tudo o que você precisa saber sobre construção financiada pela Caixa Econômica Federal

Primeiramente, construção da casa própria é o sonho de muitas pessoas, mas nem sempre é fácil realizar esse objetivo sem saber as regras do financiamento terreno e construção caixa como funciona 2023.

Anúncio

A Caixa Econômica Federal é uma das instituições financeiras mais conhecidas e procuradas quando se trata de financiamento imobiliário. Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre as regras de 2023 para a construção financiada pela Caixa Econômica Federal.

Uma mão segurando uma chave para financiamento terreno e construção caixa como funciona 2022

O que é financiamento terreno e construção caixa como funciona 2023?

O Financiamento de terreno e construção é uma modalidade de crédito imobiliário que permite que o cliente adquira um terreno e construa sua própria casa.

Com o Financiamento de terreno e construção, o cliente pode adquirir um terreno e construir a sua casa do zero, seguindo o seu projeto e as suas necessidades. O financiamento é liberado em etapas, à medida que a construção avança, e as parcelas são ajustadas conforme o cronograma de obras.

Anúncio

Para quem deseja construir um imóvel, a Caixa oferece o financiamento de construção. Mas muitas pessoas se questionam: Como funciona esse tipo de financiamento e suas regras?

Em 2023, as regras para esse tipo de financiamento sofreram alterações e atualmente são:

  • Prazo de até 420 meses para pagar;
  • Valor financiado de até 80% do valor da construção;
  • Taxas de juros a partir de 9% ao ano;
  • Possibilidade de utilizar o FGTS na entrada ou amortização do saldo devedor.

E para facilitar o entendimento a respeito das regras do financiamento, o engenheiro especialista em Construção Financiada Rafael Wainer fez um vídeo explicando a fundo sobre:

https://www.youtube.com/watch?v=eTyt60robEo

Quais os requisitos para a aprovação do financiamento?

Para obter a aprovação do financiamento de aquisição de terrenos ou construção, é preciso atender a alguns parâmetros estabelecidos pela Caixa Econômica Federal.

O financiamento de aquisição da Caixa Econômica Federal é uma opção para pessoas físicas maiores de 18 anos ou emancipadas, os principais requisitos para adquirir esse tipo de financiamento incluem:

  • Comprovar capacidade de pagamento: é preciso apresentar comprovantes de renda e outros documentos que comprovem a capacidade de arcar com as parcelas do financiamento;
  • Não possuir restrições em órgãos de proteção ao crédito: é necessário ter uma boa reputação financeira e não possuir restrições em órgãos como Serasa e SPC;
  • Valor máximo do imóvel: o valor máximo do imóvel que pode ser financiado varia conforme a região e o tipo de imóvel;

Conclusão

O Financiamento de terreno e construção é uma opção interessante para quem deseja ter uma casa própria e personalizada, mas não tem o valor total para a compra do terreno e a construção.

Com as condições oferecidas pela Caixa Econômica Federal, é possível realizar esse sonho de forma planejada e segura.

FAQ: Dúvidas frequentes sobre a modalidade.

  • É possível financiar o terreno e a construção?

Sim, é possível! A modalidade permite o financiamento do terreno e da construção e somente da construção em terreno próprio.

Algumas regras podem mudar, como a relação com a entrada do financiamento que no caso de terreno e construção se paga a entrada somente sobre a parte do terreno.

  • Qual a renda mínima para conseguir um financiamento pela Caixa?

Não há uma renda mínima fixa para financiamentos dessa modalidade na Caixa. Assim, o valor é baseado no perfil do cliente. Lembrando que o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da renda mensal.

  • Quem não pode financiar pela Caixa?

Alguns motivos podem fazer com que o processo de algumas pessoas sejam reprovados, como:

  • Ter nome sujo ou negativo;
  • Score negativo;
  • Não ter a renda compatível com o financiamento solicitado;
  • Ter outros financiamentos que comprometam a renda;
  • Pendências com a receita federal;

Conheça agora as melhores oportunidades para fazer o seu financiamento de terreno e construção Caixa