Um dos questionamentos que nosso especialista em construção financiada Rafael Wainer recebe é “Construir para vender vale a pena?” – e sim! Vale a pena e nesse artigo vamos apontar algumas dicas básicas que todo futuro investidor na área precisa saber!
Mercado
Atualmente entender o processo de construção para venda é essencial, ademais se trata de um investimento e via de lucro de futuros investidores. Como já apresentamos em um dos nossos artigos a demanda para esse tipo de negócio tem se mantido expressiva.
A evolução do mercado tem sido marcada por algumas características atuais como sustentabilidade, desenvolvimentos de softwares, inovação tecnológica de maquinários e otimização de recursos em obras.
Eventualmente, o mercado abre portas para algumas vias de iniciação a algumas modalidades pouco conhecidas por construtores e profissionais que se interessam pela área.
Crescimento e expansão
Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor deve crescer 2,5% neste ano, considerando o ritmo de três anos consecutivos de expansão.
Atualmente, com todo esse crescimento o engenheiro e especialista Rafael Wainer tem compartilhado do seu conhecimento sobre construir vender para vender em 2023, com isso ele preparou um vídeo:
https://youtu.be/AolTJOoOiKs: Construir para vender vale a pena?Construir para vender vale a pena? 6 dicas para VOCÊ!
1.º: Escolha a casa baseado na demanda
Algumas pessoas se preocupam com o padrão da casa a ser construída: baixo, médio ou alto.
Mas a verdade é que a preocupação não deve ser a respeito da obra ou construção em si, pense que deve ser a respeito do investimento.
Portanto, o sucesso desse investimento se dá pela realização de uma construção que seja vendida rapidamente.
Ademais antes de iniciar uma construção focada em venda pesquise e estude quais são as opções que possuem demanda na sua região.
2.º: Foco na localização
Procure uma boa localização e demanda, ademais o que mais procuram e querem a respeito desse local.
Primeiramente converse e faça networking com corretores de imóveis, eles são uma boa via de informações e podem te auxiliar em relação a detalhes minuciosos sobre o local.
3.º: Coloque a casa a venda com imobiliárias e corretores
Um dos grandes erros de quem constrói para vender é achar que consegue fazer tudo sozinho!
Isso pode te auxiliar em relação à liquidez – tempo de venda do imóvel.
Além disso, você pode contar com toda a experiência desses profissionais.
O atendimento se torna mais ágil, você não se sobrecarrega e se preocupa somente com a obra e demandas de gerenciamento de obra.
4.º: Compra do terreno
Uma das etapas onde o investimento é maior, e é essencial para o projeto, para a obra e venda e o questionamento “Construir para vender vale a pena?” segue.
Terrenos com uma topografia que não é considerada adequada com aclives ou declives acentuados.
Isso pode trazer custos muito altos para obra, e quanto maior o custo, menor o lucro e isso deve ser considerado importante.
Um grande erro é realizar a compra do terreno somente com o financiamento de terreno, ademais ele se torna alienado e não há a possibilidade de realizar um financiamento de construção para o mesmo.
5.º: Faça um bom estudo de viabilidade
O estudo de viabilidade é:
Basicamente colocar no papel ou em uma planilha todos os custos que você terá durante o processo: imposto, taxas, comissões, construção, valor de venda esperado.
Isso faz com quem você tenha ideia de quando será seu lucro e controle do seu processo.
6.°: Descapitalização
Descapitalizar é se expor ao risco, então quanto mais dinheiro você tira do seu bolso para a aplicação na obra ou na compra de um terreno você se arrisca.
Portanto, existem algumas opções como a captação de investidores para o seu negócio ou a modalidade de Financiamento de Aquisição de Lote e Construção da Caixa Econômica.