Pular para o conteúdo
Anúncio
Início » Financiamento de Carro

Financiamento de Carro

Primeiramente, no geral muitos têm dúvidas quanto aos tipos de financiamento e informações relevantes antes mesmo de contratar uma linha de crédito, em especial o financiamento de carro que será o foco deste artigo hoje.

O que é o financiamento de veículos?

O financiamento de veículos se dá pela liberação de crédito através da instituição financeira escolhida pelo cliente para a compra de um veículo.

Anúncio

Assim como as demais modalidades de financiamento é definido junto a instituição o número de parcelas, as taxas e o valor das parcelas.

Análise de crédito

Ao dar entrada no financiamento de veículos, o banco pede uma série de documentos pessoais. Os principais são:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Para garantir segurança para ambas as partes é necessário a realização da checagem de dados como forma de garantia de que não há fraudes.

Atenção: divergência de dados podem travar o processo, por exemplo: quem se casou recentemente e ainda não realizou a regularização de todos os documentos deve se atentar.

Restrições

Anúncio

Após reunir a documentação ocorre a verificação de restrições possíveis pendências com os órgãos responsáveis por crédito. Portanto, é possível que se houver restrições o financiamento seja negado.

Score de crédito

O score de crédito é uma pontuação que traduz a saúde financeira de uma pessoa, por isso, quem quita todas as contas até a data de vencimento ganha pontos.

Perde pontos quem atrasa o pagamento da fatura do cartão, não paga as contas em dia, tem parcelas de empréstimos vencidas.

Primeiramente, a pontuação varia entre 0 e 1000, e os clientes são classificados assim:

• 0 a 300 pontos: alto risco;

• 301 a 700 pontos: moderado risco;

• 701 a 800 pontos: baixo risco;

• mais de 801: baixíssimo risco.

Como ter aprovação em um financiamento de veículo?

  • Comprovação de renda: é preciso apresentar documentos que comprovem a sua capacidade de pagar as parcelas do financiamento, como contracheques, declaração de imposto de renda, extratos bancários, entre outros.
  • Histórico de crédito: a instituição financeira irá avaliar o seu histórico de crédito para determinar se você é um bom pagador e se possui dívidas em aberto. Por isso, é importante ter um bom histórico de crédito para aumentar as chances de aprovação do financiamento.
  • Valor da entrada: muitas instituições financeiras exigem uma entrada, ou seja, um valor pago à vista, para conceder o financiamento. Quanto maior a entrada, menor será o valor das parcelas e maiores serão as chances de aprovação do financiamento.
  • Idade do veículo: algumas instituições financeiras têm restrições quanto à idade do veículo que pode ser financiado. Portanto, verifique se o veículo que você pretende comprar atende aos critérios da instituição financeira.
  • Documentação do veículo: é preciso apresentar a documentação do veículo, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), para comprovar a propriedade e garantir que o veículo não possui restrições judiciais ou administrativas.
  • Outros requisitos: algumas instituições financeiras podem exigir outros requisitos, como garantias adicionais, avalistas ou seguro do veículo. Por isso, verifique com a instituição financeira quais são os requisitos específicos para o financiamento veicular.

Planejamento financeiro

Primeiramente, após entender sobre a análise e score de crédito é importante se manter organizado financeiramente para alcançar a aprovação do financiamento.

Portanto, assim como em outros tipos de financiamento o comprometimento de renda para a parcela é de até 30%.

É interessante ficar atento ao saldo devedor e se preparar com uma entrada para dar início ao financiamento e aumentar a chances de aprovação.

Ademais, possivelmente haverá diminuição da taxa de juros e parcelas mais baixas, o que pode agilizar a quitação do veículo.

No Decisões Inteligentes você encontra tudo sobre financiamentos e as principais dicas!