Pular para o conteúdo
Anúncio
Início » Quanto tempo demora para iniciar uma obra financiada?

Quanto tempo demora para iniciar uma obra financiada?

Quando se deseja construir uma casa financiada pela Caixa, é comum existir uma certa burocracia para iniciar a obra.

Anúncio

O banco, como instituição financeira, irá emprestar uma grande quantia de dinheiro para o projeto, portanto, deve tomar algumas providências.

Uma dúvida frequente é sobre o tempo que leva desde a aprovação do crédito com a Caixa até o início da obra e o objetivo desse artigo é te mostrar isso através do processo.

Quanto tempo demora demora para iniciar uma obra financiada? Tempo médio do processo

Primeiramente, cada processo de financiamento é único, com suas peculiaridades que podem fazer com que seja mais rápido para uma pessoa do que para outra.

O processo também varia de região para região, com algumas agências da Caixa sendo mais demoradas que outras. No entanto, é possível determinar um tempo médio para um financiamento.

Etapas do processo

Aprovação do crédito

Anúncio

O primeiro processo é a aprovação do crédito com a Caixa. Ademais, quando a documentação é enviada corretamente, o prazo para aprovação do crédito é de 48 a 72 horas.

Se o crédito for aprovado e não houver falta de documentos, esse prazo será mantido. Por isso, caso contrário, o tempo de aprovação pode se estender para uma semana ou mais.

Aquisição de terreno em construção

Primeiramente, para aquisição de terreno em construção, que engloba a compra do terreno e o financiamento da construção, o processo é mais demorado e envolve mais etapas.

A próxima etapa depois da aprovação do crédito é fazer a negociação e o contrato de promessa de compra e venda do terreno.

Vistoria do terreno

Após a negociação, a Caixa fará uma vistoria no terreno para avaliar se ele está apto para a construção da casa. Esse processo pode levar até 15 dias.

Projeto e análise

Com a aprovação da vistoria, é necessário apresentar o projeto da casa para análise da Caixa. Portanto, esse processo pode demorar de 15 a 30 dias, dependendo da região e da complexidade do projeto.

Assinatura do contrato

Após a análise, é feita a assinatura do contrato de financiamento. Portanto, esse processo leva em média 10 dias.

Liberação do dinheiro

Por fim, é feita a liberação do dinheiro para a construção da casa. Esse processo pode levar de 15 a 30 dias após a assinatura do contrato, dependendo da região.

Conclusão – Quanto tempo demora para iniciar uma obra financiada?

Em média, todo o processo de financiamento para construção pela Caixa pode levar de 3 a 4 meses, considerando todas as etapas e se atentando a aquisição do terreno.

É importante organizar bem cada etapa do processo para agilizá-lo. Ademais, é possível encontrar mais informações e esclarecer dúvidas assistindo a outros vídeos no canal.

https://youtu.be/jkwsoCvFI5k

Conheça tudo sobre construção financiada com o engenheiro e especialista Rafael Wainer no Decisões Inteligentes.