Pular para o conteúdo
Anúncio
Início » Como funciona os pagamentos de uma obra financiada pela Caixa?

Como funciona os pagamentos de uma obra financiada pela Caixa?

COMO FUNCIONA OS PAGAMENTOS DE UMA OBRA FINANCIADA PELA CAIXA?

O financiamento para construção de uma casa é uma alternativa viável para muitas pessoas que desejam alcançar o sonho da casa própria.

Anúncio

No entanto, é comum haver muitas dúvidas de como funciona os pagamentos de uma obra financiada pela Caixa em relação ao processo de liberação dos recursos.

Neste texto, vamos abordar as principais modalidades de financiamento e como funciona a liberação dos recursos.

Modalidades de financiamento

Existem duas modalidades principais de financiamento: SBPE e Minha Casa Minha Vida.

O Minha Casa Minha Vida é um programa habitacional criado pelo governo para auxiliar famílias com renda familiar de até R$ 8.000 que não possuem nenhum imóvel em seu nome.

Anúncio

Já o SBPE é mais abrangente, podendo ser solicitado por qualquer pessoa que deseja construir uma casa para vender ou morar.

Como funciona os pagamentos de uma obra financiada pela Caixa? – Minha Casa Minha Vida

No Minha Casa Minha Vida, a liberação dos recursos é feita por reembolsos.

Isso significa que é necessário ter um dinheiro inicial para realizar a obra, e a Caixa paga o valor correspondente conforme o cronograma físico-financeiro da obra, que deve ser apresentado na Proposta de Construção Individual (PCI).

A PCI é uma planilha que norteia todo o financiamento, dividindo a obra em etapas correspondentes a um mês de execução, com um percentual de execução correspondente.

Comprovação da execução da obra

Para receber os recursos correspondentes, é necessário comprovar a execução da obra mediante vistorias de um fiscal da Caixa ou pela apresentação de um relatório fotográfico.

Dessa forma, a Caixa libera o valor correspondente ao percentual de execução apresentado.

https://youtu.be/djA1HUPAqcA

Como funciona os pagamentos de uma obra financiada pela Caixa? – SBPE

Primeiramente, no SBPE, é possível solicitar o adiantamento de até 2% do valor do financiamento para custear as despesas iniciais da obra.

Para receber o valor correspondente à execução da obra, ademais é necessário apresentar a planilha de levantamento de serviços (PLS), que comprova a execução da obra em cada etapa.

Portanto, ao apresentar a PLS, a Caixa libera o valor correspondente ao percentual de execução apresentado.

Conclusão

A liberação dos recursos para financiamento de construção é feita conforme o cronograma físico-financeiro da obra apresentado pelo solicitante.

Seja no Minha Casa Minha Vida ou no SBPE, é necessário comprovar a execução da obra em cada etapa para receber os recursos correspondentes.

Dessa forma, é importante estar ciente de todas as exigências e documentações necessárias para garantir o sucesso do financiamento.

Conheça sobre a documentação exigida para o financiamento: quais são os documentos para um financiamento para construção?