Pular para o conteúdo
Anúncio
Início » Quais são os documentos para um financiamento para construção?

Quais são os documentos para um financiamento para construção?

Documentação para financiamento de construção

Muitas pessoas desistem de trabalhar com construções financiadas ou de fazer um financiamento para construção por acreditar que é um processo muito burocrático e se perguntam “quais os documentos para um financiamento para construção?”.

Neste artigo, vamos mostrar todos os documentos que precisam ser juntados ao longo do processo de financiamento para entender melhor como funciona essa burocracia.

Anúncio

A primeira coisa que precisamos entender é que o processo de financiamento para a construção é burocrático, mas não é difícil.

Quais são os documentos para um financiamento para construção? – Dividimos este artigo em três partes:

A documentação necessária para provar o crédito com a Caixa; a documentação necessária para enviar para a engenharia da Caixa; e a documentação necessária após a assinatura do contrato com a Caixa.

A etapa inicial em um financiamento é a aprovação de crédito. Primeiramente, precisamos procurar um correspondente bancário e enviar os seguintes documentos:

Documentos pessoais

  • Documento de identificação de todas as pessoas que farão o financiamento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão de estado civil ou certidão de nascimento;

É importante entender que, se uma pessoa for casada no financiamento, ambos os nomes devem constar nos documentos. Portanto, esses documentos servem para a Caixa verificar se o nome do solicitante está limpo e se ele está apto a receber um financiamento.

Comprovação de renda
Anúncio

Além disso, também precisamos enviar o comprovante de renda declarada, que é a partir desse comprovante que a Caixa irá verificar até quanto pode ser liberado de financiamento. Há diversas opções para comprovar a renda.

  • Carteira assinada: carteira de trabalho e os três últimos contracheques;
  • Autônomo: Imposto de Renda – única comprovação aceita;
  • Empresário: Imposto de Renda e os três últimos pró-labores que a pessoa recebeu da própria empresa.

Lembrando que a parcela do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda declarada mensal do solicitante.

Exemplo:

Se você possui uma renda de R$10.000,00 a parcela não pode ultrapassar o valor de R$3.000,00 e nesse caso o controle é feito através da documentação de comprovação de renda apresentada.

Recursos próprios

Primeiramente, a respeito de recursos próprios o que poucos sabem é a oportunidade de se utilizar o FGTS no financiamento, é importante realizar o envio do seu extrato do FGTS para o correspondente.

Documentos para a engenharia da Caixa

Após apresentar os documentos pessoais e garantir sua aprovação de crédito é importante realizar o envio dos seguintes documentos para a engenharia:

  • Projeto arquitetônico – em algumas localizações podem ser exigidos: projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico e de impermeabilização.
  • ART ou RRT: Anotação de responsabilidade técnica;
  • PFUI: Proposta de unidade isolada – basicamente um cronograma físico-financeiro da obra;

Relacionados ao terreno e suas diferenças:

  • Terreno próprio: matrícula do terreno e CND – certidão negativa de débitos.
  • Terreno financiado com a construção: matrícula do terreno, CND – certidão negativa de débitos, contrato de compra e venda juntamente com toda a documentação da pessoa que está te vendendo esse terreno para que a Caixa realize o pagamento através do financiamento.
assinatura de contrato e documentos para financiamento de construção.

Assinatura do contrato com a Caixa

Portanto, após todo esse processo chegou o momento da assinatura do seu contrato com a Caixa e é importante apresentar esse contrato no registro geral da sua cidade e realizar o registro.

Logo depois é necessário retornar a Caixa e apresentar:

  • Contrato com o registro geral;
  • Alvará de construção;

Portanto, não deixe que a burocracia o desanime! Com isso, é possível conseguir o financiamento para a construção da sua casa, basta se preparar e reunir a documentação necessária.

Acompanhe as orientações da Caixa e de profissionais da área para que o processo seja mais tranquilo e garanta o sucesso do seu investimento.

Conheça dicas e recomendações do especialista Rafael Wainer sobre construção financiada e tenha sucesso no seu financiamento com as dicas dele.

https://youtu.be/TBrvKy6Z5qg